ARTIGO #3 - O PS VITA AINDA TEM JEITO ?




Olá,

PS Vita de primeira geração, modelo PCH-1000

Não é novidade que a Sony abandonou o PS Vita e que no mundo dos portáteis quem está reinando soberana é a Nintendo. Porém, o que a Sony poderia fazer para que seu portátil guerreiro conseguisse alguma relevância nesse final de ciclo de vida?

Gráfico de Vendas Globais de Plataformas em 02 de Maio de 2018 (Fonte: VGChartz.com)

Quando olhamos as vendas globais de consoles (acima), fica claro que, diante da idade do Vita (lançamento oficial em 17 de dezembro de 2011), ele não tem muito mais tempo, mas a Sony poderia tomar algumas atitudes para que seu console portátil ofereça ao menos algum tipo de resistência à Nintendo, mercadologicamente falando.

Não vou entrar no mérito dos jogos exclusivos e a qualidade dos mesmos, nem compará-lo ao Nintendo Switch ou Nintendo 3DS/2DS, mas citarei aqui algumas atitudes que acho que a Sony poderia tomar para oferecer essa resistência e aumentar a relevância de sua marca, diminuindo o estigma de que o PS Vita foi um fracasso - novamente - mercadologicamente falando.

  • Lançar um Modelo SLIM, sem Tela OLED, barateando o custo de produção (DONE)
  • Financiar estúdios Indie para exclusividade, mesmo que temporária, para o PS Vita
  • Não abandonar a produção de jogos first party para a plataforma (ainda dá pra voltar atrás)
  • Baratear o preço dos cartões de memória proprietários para o PS Vita
    • Na data de publicação dessa matéria, um cartão de 64gb para o PS Vita custa algo em torno de R$ 350,00. (Ver imagem abaixo)
  • Lançar uma última revisão drástica, que poderia ser o Vita Ultra Slim (assim como foi feito com o PSP sem leitor de UMD), removendo a entrada de cartões de jogo e substituindo o cartão proprietário da Sony por cartões MicroSD padrão. Além de trocar o padrão do carregador para USB-C, ao invés do padrão proprietário da Sony.

Screenshot do site www.play-asia.com, com o preço dos cartões de PS Vita Disponíveis em 02/05/2018, preço já convertido em Reais

Gosto muito do PS Vita e acho que os pontos acima poderiam ajudar e muito a dar uma sobrevida ao console. Mas o que você acha? Existe alguma outra coisa que a Sony poderia fazer à essa altura do campeonato para tentar mudar a imagem do Vitão? Comentá aí!




Comentários

Postagens mais visitadas