REVIEW #4 - OLD MAN'S JOURNEY


Old Man's Journey é um jogo de 18 de maio de 2017, desenvolvido e publicado pela Broken Rules, uma empresa pequena, mas que faz jogos lindos.

Resolvi jogar esse jogo pela simpatia que o cenário e os personagens me passaram. Não fui atrás de notas ou reviews, pois apenas a boniteza do jogo me conquistou. Olha pra fuça desses personagens e me diz se não é fofo


Enfim, Old Man's Journey trata-se de um point and click / puzzle muito bonito, criativo e com um lado emocional muito forte.

Você controla o tal do velhinho, e logo no início você recebe de um carteiro um telegrama que te faz partir em uma jornada muito longa e difícil (para o personagem). O jogo não tem falas ou textos, ou seja, você acaba ficando preocupado com o telegrama, mas não sabe o porquê de estar saindo em uma jornada :|


O fato é que existe um velhinho, ele é maneiro e simpático e o jogador quer ajudá-lo. Então, sem pestanejar eu fui logo tentando resolver todos os puzzles que eu encontrava, e entre esses puzzles temos vários que são de.. hm.. "alinhamento de terreno/terraplanagem/mudança-de-perspectiva".

O jogo é dividido em telas, e para que o velhinho consiga sair de um ponto A e chegar a um ponto B, você precisa ir clicando e arrastando, ou tocando e arrastando (caso esteja jogando no celular). Isso libera o caminho para que o velhinho consiga chegar ao seu destino.

Na imagem dá pra notar as linhas amarelas que dividem as partes "caminháveis" do cenário.


Outro exemplo de puzzle que o jogador encontra são as ovelhinhas que atrapalham a passagem do personagem, saca só.


Cada pedaço de gramado verde pode ser habitado por um grupo de ovelhas, e você só pode passar para o próximo terreno se não houverem mais ovelhas no caminho!

Além dos puzzles gostosos de resolver, do lindo cenário, dos balões de ar quente e tudo o mais, trata-se, no final das contas, de uma jornada de amor à família, e também de reconstrução de relacionamentos devido às decisões em que tomamos na vida, principalmente quando somos jovens, e que no futuro podem nos fazer sentir arrependimento.


Old Man's Journey tem cutscenes muito bonitas e cheias de detalhes, como essa (acima), do velhinho ainda jovem. Ou essa (abaixo), dele navegando e observando os balões.


O jogo também possui uma certa profundidade e deixa margens para interpretação, como por exemplo na parte em que temos que caminhar (?) debaixo d'água.


Esse não é um jogo que vai te desafiar demais ou te deixar agarrado à um puzzle por muito tempo. Esse é um jogo para ser admirado, para olhar todos os detalhes, ouvir a trilha sonora (que é muito boa, por sinal) e para, no final, se você tiver algo do lado esquerdo do peito, quem sabe, até chorar um pouco. Esse é um jogo gostoso.

Old Man's Journey
Plataformas: PC, Mac, iOS, Android, Nintendo Switch
Desenvolvedor: Broken Rules
Publicadora: Broken Rules
Data de lançamento: 18 de Maio de 2017

Comentários

Postagens mais visitadas