ARTIGO #1 - PARA ONDE FORAM OS JOGOS DE FUTEBOL REALMENTE DIVERTIDOS?



José René Higuita Zapata - Goleiro Colombiano de Responsa. Fonte: Internet

Desde criança sempre gostei de futebol. Não manjo sobre as regras de basquete, handball, volley, etc. Mas sempre entendi de futebol. Como os jogadores se posicionam, as regras, o papel de cada um dentro de campo, a paixão pelo time do coração (Palmeiras <3). Tudo isso fez parte da minha formação como ser humano, principalmente da infância até a adolescência.

Como nunca fui um exímio jogador de futebol, (apesar de saber jogar de costas para o gol muito bem ✌) gostava de realizar incríveis façanhas futebolísticas nos joguinhos de futebol.


Meu primeiro contato com jogos de videogame de futebol foi com um fliperama no único shopping da minha cidade (Marília-SP, Shopping Galeria Athenas), em meados de... eita caceta, não lembro mais. Mas pesquisando sobre, descobri que o tal flíper era esse danado aqui: SEGA Virtua Striker '94.


Foto meramente ilustrativa de um fliperama Virtua Striker (Release oficial: 1994, pela SEGA) Fonte: Internet

Porém, essa supracitada desgraça era péssima. A Câmera era horrível e os controles piores ainda. Nunca consegui fazer valer 1 ficha de 0,25 centavos. Sempre começava um jogo, tomava altos gols e ia jogar Street Fighter. (e zerar fazendo o pilão do zangief sem parar).


Depois dessa iniciação não muito legal, o próximo jogo de futebol que joguei (e que me encantou) foi o saudoso e sempre lembrado: International Superstar Soccer Deluxe.


 Box art to International Superstar Soccer Deluxe (KONAMI, lançamento: 22 de setembro de 1995) Fonte: Internet

International Superstar Soccer Deluxe era um jogo incrível (e ainda é). Nele você podia escolher seleções nacionais, porém, os jogadores tinham nomes fictícios, mas isso não faziam deles menos especiais. Se liga aí, mermão:

Allejo botando para foder quebrar contra a Argentina (Fonte: Internet)


Depois disso, a coisa só foi melhorando, e muito. Tivemos Winning Eleven 4 (JLeage), FIFA 98, FIFA 99, FIFA 2000, ISS 2000 (PS1), ISS 64 (N64), e as coisas foram indo muito bem, até chegarmos no Pro Evolution Soccer 2010-2011. 


Até esse momento, tudo era possível. Sabe aquela sensação gostosa de pegar a bola de fora da área, mandar um petardo e ir direto no ângulo? Sem problemas, todos esses jogos te proporcionavam isso.


Porém, dali em diante as coisas começaram a desandar.


Minha cópia de Pro Evolution Soccer 2010 (KONAMI, 2009) (até aqui tava legal)


Como todo bom ser humano, tenho que culpar alguém ou alguma coisa pelos problemas do mundo (sim, jogos de futebol entram no âmbito de problemas sérios).


Conforme a tecnologia foi evoluindo e empresas como a Eletronic Arts (EA) foram adquirindo os direitos de imagem dos jogadores, os jogos foram ficando cada vez mais realistas. Ou seja, gols de bicicleta, voleio, gols de fora da área, Roberto Carlos de centro-avante.. Nada mais era possível, pois agora tudo era realista demais.


O último jogo de futebol que joguei foi o PES 2015 (ou FIFA 2016), e caras, está uma chatice!


Sou só eu que sinto falta de um jogo de futebol onde podemos fazer coisas que não conseguimos fazer na vida real ?

Quando jogo um jogo de tiro na segunda guerra mundial, aquilo é legal porque eu não vou fazer aquela parada de verdade, entende? Assim como o incapaz aqui jamais será um bom jogador de futebol.

A tecnologia e o super-idolatrismo dos ícones do futebol mundial fez com que as empresas quisessem imitar com perfeição suas feições faciais e seus "dibres". As empresas também estão muito preocupadas com a movimentação dos bonecos, fazendo com que tudo fique lento e insuportavelmente CHATO.

Por favor, EA, Sega, KONAMI (a tá), façam um jogo de futebol que seja divertido.

MAS, amigos, não percam a fé. Bora ligar o PS2 e jogar um Bomba Pathc, onde ainda é possível fazer umas paradas loucas.

Bomba Pathc 77 (Neymar no PSG) - PS2. Fonte: :B~



OBS: O pessoal que faz o NBA Live e NBA Playgrounds está de parabéns.

Comentários

  1. Concordo contigo! Porém aqui relato um caso de raridade, e em um jogo novo (PES 2013)
    Meu irmão fez um gol em mim de voleio de fora da área, com o.... Alan Kardec
    kkkkkkkkkk triste de lembrar viu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas